16X23 - CAPA LIVRO - #42 - 3D.jpg

O PIBID VAI À SALA DE AULA: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA, 
ENSINO E CINEMA

AUGUSTO CÉSAR ACIOLY PAZ SILVA
VERÔNICA ARAÚJO MENDES 
- Organizadores - 

Pode-se dizer que esta obra coletiva possui dois eixos de preocupação. O primeiro deles é possibilitar reflexões a respeito da História e do seu ensino, questões que foram sendo fomentadas no desenvolvimento prático das ações de cada um dos autores no “chão da sala de aula”, isto a partir da reflexão teórico-metodológica da História e suas possibilidades. Já a segunda perspectiva vincula-se ao primeiro eixo, uma vez que se trata de trabalhos que tematizaram e refletiram a respeito do cinema e de produções fílmicas na qualidade de fontes documentais e educacionais relacionadas ao ensino e à produção de culturas históricas, as quais se tornam dimensões importantes para que seja possível colaborar com o avanço dessa área de ensino e pesquisa. Cada um dos artigos, mesmo que de forma despretensiosa, tem como função e anseio exercitar a reflexão dos profissionais da história naquilo que é importante para aquele ou aquela que pretende se aventurar em “exercícios de História” e discutir o lugar que tal conhecimento possui na sociedade. 

ISBN: 978-65-87192-00-0 - VERSÃO DIGITAL (E-BOOK)

FORMATO DO ARQUIVO: PDF

N° DE PÁGINAS: 174

PREFÁCIO de Helder Remigio de Amorim

 

APRESENTAÇÃO

Prof. Dr. Augusto César Acioly

Verônica Araújo Mendes

 

PRIMEIRA PARTE

CINEMA & EDUCAÇÃO

 

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COM BASE NA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Maria Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Augusto César Acioly Paz Silva

 

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Adriele Lopes Barbosa

Aleff Machado de Siqueira

Brena Sirelle Lira de Paula

Maria do Carmo Amaral Pereira

 

A RELEVÂNCIA DA LEI DE Nº 13.006 COMO COMPONENTE CURRICULAR: O CINEMA NACIONAL NAS ESCOLAS

Verônica Araújo Mendes

 

SEGUNDA PARTE

CINEMA & MULHER

 

GÊNERO E CINEMA: A REPRESENTAÇÃO FEMININA SOB A ÓTICA DO FILME “GAROTA DE IPANEMA”

Verônica Araújo Mendes

Augusto César Acioly Paz e Silva

A FALA DELAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID HISTÓRIA NA ESCOLA CARLOS RIOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL FÍLMICO

Maria Aparecida dos Santos

Jaelson Gomes de Andrade Pereira

A AÇÃO PROTAGONISTA FEMININA POR TRÁS DAS CÂMERAS: QUEBRA DO PATRIARCADO NOS DIVERSOS CICLOS DO CINEMA PERNAMBUCANO

Piêtra Barbosa Pieta

Maria do Carmo Amaral Pereira

 

TERCEIRA PARTE

CINEMA E A QUESTÃO ETNICO-RACIAL

 

A REPRESENTATIVIDADE DO NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO – NO ÂMBITO DA LEI: 10.639/03 NO ENSINO DE HISTÓRIA

Aleff Machado de Siqueira

Joseildo Cavalcanti Ferreira

O PIBID, AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E O FILME: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DO FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Vilmara Firmina da Silva Carvalho

Jaelson Gomes de A. Pereira

 

O DOCUMENTÁRIO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA CULTURA INDÍGENA FULNI-Ô

Marcione Roberto da Silva

Joseildo Cavalcanti Ferreira