LANÇAMENTO EM BREVE!

POR UMA ESPIRITUALIDADE

DO DIÁLOGO

reconstruir a Fraternidade

a Esperança

ANDERSON DE ALENCAR MENEZES

O leitor perceberá que o professor Anderson Menezes, preparado pela frequência aos filósofos da reciprocidade e da comunicabilidade, conseguiu nos convencer de que somente à luz do diálogo se pode interpretar adequadamente o pensamento de Paulo VI e que esta chave hermenêutica é, justamente, o que constitui a originalidade e a riqueza de um ensinamento que continua perfeitamente atual nos dias de hoje.
A atualidade do tema justifica a publicação. Que sua leitura ajude a muitos a levar a sério o diálogo, superando o clima de banalização generalizada da fé e da religião, que nos ameaça a todos.

 

Francisco Catão

NECIR O Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR - nasce a partir da necessidade de se pensar o fenômeno religioso de forma genérica, e em particular, o campo religioso alagoano, bem como sua grandeza cultural e manifestações diversas, compondo assim nossa alagoanidade. O NECIR compreende que as Ciências da Religião possibilitam entender o fenômeno religioso de maneira transdisciplinar promovendo a inter-religiosidade e a paz. Seu desenvolvimento se dá há cerca de cinco anos entre inúmeros encontros e reflexões com pesquisadores/as diversos/as no universo acadêmico alagoano. As Ciências da Religião no Estado de Alagoas é algo relativamente novo. Por isso muitos ainda confundem com Teologia, não que sejam antagônicas. Alguns pensam que se trata de um estudo voltado para pessoas religiosas ou instituições religiosas. Outros não vêem a necessidade de existir um curso de Graduação em Ciências da Religião numa Universidade Federal. Por ser pouco conhecida, é uma ciência ainda vista com certa desconfiança em alguns ambientes acadêmicos, dado o comprometimento dogmático da Teologia com a tradição judaico-cristã, do qual as Ciências da Religião – CR - se distanciam epistemológica, metodologicamente e teoricamente. Dessa forma, o NECIR se propõe a contribuir com a desmistificação dessas visões preconcebidas, tendo como um de seus objetivos, fomentar a criação, na Universidade Federal de Alagoas, de um espaço voltado exclusivamente para se pensar o campo religioso à luz das CR e, consequentemente, ao ocupar espaços de reflexões sobre o campo religioso numa perspectiva plural e científica, ajudar a minimizar a reprodução histórica de discursos de preconceito, ódio e violência religiosa. Resistência e Reconhecimento são nossas bases de reflexão em uma sociedade marcada pelo fundamentalismo religioso que a cada dia cresce.

© 2019 por Editora Olyver | CNPJ: 33.742.240/0001-10 | Inscrição Estadual: 24303379-6

E-mail: editoraolyver@gmail.com | Contatos: 82 9 8707-5673 | 82 9 98174-5648

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon