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A REINVENÇÃO

TIRIYÓ

NA MISSÃO RELIGIOSA CATÓLICA ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 1980

JOANAN MARQUES DE MENDONÇA

A presença de exploradores na região Norte do estado do Pará acontecia desde muito tempo, entretanto, foi com o aumento do fluxo de pessoas e a necessidade de melhor domínio por parte do governo brasileiro sobre a fronteira que teve início a excursão de 1959 com o objetivo de criar uma Missão religiosa e, respectivamente, estabelecer as bases de um posto militar naquela região. Para tanto, os missionários deveriam reunir os indígenas dispersos e garantir através da Missão o domínio sobre o território, estruturando a partir daquela presença a extensão do Estado por tratar-se de um território nacional, empreendendo, desse modo, o projeto de “integração” dos indígenas, o qual tinha como objetivo inseri-los nos interesses dos não-indígenas, ‘povoando’ aquela região amazônica por meio de uma estrutura atrativa e que os mantivessem fixos na Missão. As interferências na sociedade Tiriyó foram muitas, todavia os esforços dos indígenas para diminuir os efeitos dessas mudanças se intensificaram nas décadas de 1970 e 1980, período no qual passou a haver maior domínio do português e de outros elementos culturais a exemplo do código jurídico, possibilitando-lhes manifestar sua opinião de oposição ao método empregado pelos agentes, configurando desse modo, o desejo de maior liberdade quanto à influência exercida em suas tradições, incentivando-os a protagonizar um caminho de luta e conquista em relação aos direitos adquiridos na nova sociedade. Buscando analisar as relações estabelecidas na Missão Paru de Oeste, entre os anos de 1959 a 1985, fizemos uso das memórias dos indígenas e da documentação por eles produzidas, localizada na FUNAI de Belém e nos jornais impressos da capital, assim como nos registros oficiais dos acervos dos religiosos nas cidades de Recife, Belém e na Missão Tiriyó, como também nos documentos produzidos pelos militares, presente no INCAER-RJ e na FUNAI de Belém.

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