top of page
3D - 77 - ESPIRITUALIDADES ALAGOANAS.png

LANÇAMENTO EM BREVE!

LOGO CASA COMUM.jpg
NECIR - LOGO.jpg

espiritualidades 

alagoanas

JEYSON RODRIGUES; ALAIN OLIVEIRA; 

 LÍLIA FERREIRA; FERNANDO SOUZA; FLÁVIO VEIGA

ANDERSON MENEZES E FÁBIO SALES (Orgs.)

O livro “ESPIRITUALIDADES ALAGOANAS”, resultado da parceria entre Casa Comum e NECIR, e que trará escritos de representantes religiosos que participaram de nossa Jornada de Diálogo (e mais alguns outros) falando a respeito de suas espiritualidades. Publicação prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

CASA COMUM é uma comunidade cristã em construção em Alagoas, de cultivo à espiritualidade, oração, meditação, reflexão, diálogo e luta por justiça para todas e todos, conectada com a vida, a arte, a celebração à corporeidade e à diversidade, e a uma teologia bíblica  comprometida com a opção preferencial por quem sofre.

Etmologicamente, Casa Comum é uma possível tradução à expressão grega "oykoumene", que aponta para essa condição humana partilhada por todas e todos nós, independentemente de nossas diferentes histórias e experiências de vida, bem como de nossa identidade religiosa, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, de classe social... todas e todos nós, filhas e filhos do mesmo ventre sagrado, somos moradores e moradoras de uma mesma Casa Comum: a condição humana parida pela Mãe Ruah sobre a face da Terra. Precisamos cuidar dela e uns dos outros.

Na tradição cristã oykoumene é a afirmação de uma unidade espiritual. Esta fé se traduz de forma prática no comprometimento macroético com vida digna para todas e todos, como sinal da imanência do Reino de Justiça! Reconhecendo nossas diferenças podemos aprender e constantemente reaprender a arte de com-viver, de orarmos uns pelos outros, de lutarmos por vida digna para todas e todos, de pastorearmo-nos mutuamente, de trabalharmos juntos em prol dos que mais precisam e, em diálogo reflexivo, de ouvirmos uns aos outros, e à voz da divina Ventania!

NECIR O Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR - nasce a partir da necessidade de se pensar o fenômeno religioso de forma genérica, e em particular, o campo religioso alagoano, bem como sua grandeza cultural e manifestações diversas, compondo assim nossa alagoanidade. O NECIR compreende que as Ciências da Religião possibilitam entender o fenômeno religioso de maneira transdisciplinar promovendo a inter-religiosidade e a paz. Seu desenvolvimento se dá há cerca de cinco anos entre inúmeros encontros e reflexões com pesquisadores/as diversos/as no universo acadêmico alagoano. As Ciências da Religião no Estado de Alagoas é algo relativamente novo. Por isso muitos ainda confundem com Teologia, não que sejam antagônicas. Alguns pensam que se trata de um estudo voltado para pessoas religiosas ou instituições religiosas. Outros não vêem a necessidade de existir um curso de Graduação em Ciências da Religião numa Universidade Federal. Por ser pouco conhecida, é uma ciência ainda vista com certa desconfiança em alguns ambientes acadêmicos, dado o comprometimento dogmático da Teologia com a tradição judaico-cristã, do qual as Ciências da Religião – CR - se distanciam epistemológica, metodologicamente e teoricamente. Dessa forma, o NECIR se propõe a contribuir com a desmistificação dessas visões preconcebidas, tendo como um de seus objetivos, fomentar a criação, na Universidade Federal de Alagoas, de um espaço voltado exclusivamente para se pensar o campo religioso à luz das CR e, consequentemente, ao ocupar espaços de reflexões sobre o campo religioso numa perspectiva plural e científica, ajudar a minimizar a reprodução histórica de discursos de preconceito, ódio e violência religiosa. Resistência e Reconhecimento são nossas bases de reflexão em uma sociedade marcada pelo fundamentalismo religioso que a cada dia cresce.

bottom of page